

Castanheiro-da-Índia
Aesculus hippocastanum
Árvore caducifólia, de folhas grandes e digitadas com 5 a 7 folíolos sésseis; as flores, que surgem a partir de março/abril no nosso país e em maio nos países mais a norte, crescem em grandes e vistosos panículos cónicos ou cilíndricos, de cor branca-rosada, de aroma doce e muito apelativo para as abelhas. Existem outras espécies, de interesse ornamental, como por exemplo o aesculus x carnea de flores vermelhas muito exuberantes.
A cápsula dos frutos não apresenta picos como os da castanha-comum, são mais lisos, verdes, com um máximo de 3 castanhas no seu interior.
Para fins terapêuticos usam-se as folhas, sementes e casca.
A casca contém a escina e o esculósido, utilizados para fortalecer as paredes das veias e dos capilares; apresentam também uma ação anti-inflamatória e reduzem a permeabilidade e fragilidade capilar; o esculósido é também protetor solar.
Contém flavonoides, taninos, saponósidos, mucilagem, pectina, óleos gordos e glúcidos (amido), que se encontram sobretudo no fruto. Os flavonoides têm uma ação adstringente fortalecendo as paredes das veias e dos capilares, sendo recomendados no tratamento de hemorroidas, pernas cansadas, má circulação, nódoas negras.
Apesar do nome, esta espécie não é originária da Índia, mas sim da zona dos Balcãs e Ásia Menor. O nome dado pelos ingleses (horse chestnut) justifica-se já que os cavalos são apreciadores dos seus frutos, comendo-os como tónico do aparelho respiratório.
As castanhas (fruto) utilizam-se dentro de roupeiros e gavetas para afastar as traças e são bastante diferentes das castanhas comestíveis do nosso castanheiro, apresentando alguma toxicidade para os humanos.
Diz-se que o castanheiro-da-índia é um dos segredos mais bem guardados da fitoterapia ocidental e que é rara a caixa de primeiros socorros dos futebolistas onde não conste uma embalagem de gel, para tratar pernas e pés inchados, distensões musculares, cãibras, nódoas negras e outras lesões relacionadas com o desporto.
Video
Video Rota Botânica
Município de Castanheira de Pera
Castanheiro-da-Índia


