Rota Botânica

Município de Castanheira de Pera

Cedro-do-Atlas

Cedrus atlantica

Originário das montanhas do Atlas, Argélia e Marrocos, foi introduzido no século passado noutros continentes. Na Europa distribui-se por vários países para uso ornamental. Nalguns países como a França, verifica-se uma expansão significativa da sua área para uso florestal. Encontra-se em média e alta montanha, entre os 1000 m e os 2800 m de altitude.

Em Portugal, encontra-se, entre outras, nas Serras de Sintra, Buçaco, Estrela, Gerês, acima dos 800 m, em exposições Sul e Oeste.

A copa é pronunciadamente cónica na idade juvenil, com ramos ascendentes, bastante retos; na idade adulta, a copa tende a alargar, ficando arredondada no topo e apresentando grandes ramos ascendentes e horizontais, raramente prostrados. O fuste é frequentemente desprovido de ramos em vários metros, bifurca em alguns casos e pode atingir 40-50 m de altura e 1,5 m de diâmetro; pode atingir mais de 700 anos de idade.

Trata-se de uma espécie xerófila. Vegeta numa amplitude térmica dos -25 aos 45°C. Resiste bem às secas (desde que não muito prolongadas), aos frios invernais e à neve; é sensível às geadas tardias. Adapta-se aos climas irregulares (anos secos alternando com anos húmidos).

Tem preferência por solos que se desenvolvem sobre rocha fissurada, obtendo bons crescimentos mesmo em terrenos superficiais, uma vez que possui um sistema radicular com capacidades para romper o solo. Desenvolve-se bem em diversos tipos de solo, incluindo os calcários, desde que não sejam compactos. Frutifica abundantemente a partir dos 30 anos, em intervalos de 3-5 anos.

A madeira é de tom castanho amarelado ou rosado; é aromática, sem canais resiníferos e seca rapidamente sem se deformar. É fácil de trabalhar sendo também muito durável. O comportamento mecânico é considerado de qualidade mediana; no que se refere às propriedades tecnológicas, os “nós” são os defeitos mais importantes. Produz lenho de boa qualidade, usado em carpintaria fina, mobiliário, exteriores, folheado e pasta de papel (misturada com madeira de outras resinosas).

Tem propriedades adstringentes, diuréticas, antibacterianas, antisséticas, fungicidas, estimulantes do sistema cardiorrespiratório e depressor do Sistema Nervoso Central. É expetorante e sedativo, útil em casos de sinusite, faringite, gripe, bronquite e catarro brônquico. Pode ainda ser usada em tratamentos dermatológicos, infeções pulmonares, cistite e caspa.

Apresenta um grande valor estético, contribuindo para isso um porte notável. É uma resinosa pouco sensível ao fogo e os seus povoamentos densos originam um coberto sombrio, o qual proporciona uma rápida cobertura do solo, impedindo o crescimento de matos heliófilos, facilmente inflamáveis. Tem, assim, interesse na proteção contra incêndios e recuperação de ecossistemas recentemente queimados.

Video

Video Rota Botânica

Município de Castanheira de Pera

Cedro-do-Atlas