Rota Botânica

Município de Castanheira de Pera

Falso-Cipreste

Chamaecyparis sp.

Nativo da costa oeste dos Estados Unidos da América onde cresce em desfiladeiros abaixo dos 1500 m, é também conhecido por cedro-branco, cedro-de-Oregon ou falso-cipreste-de-Lawson.

Árvore de crescimento médio, de folha persistente, que pode atingir 35 m de altura; floresce entre abril e junho e as suas sementes amadurecem entre setembro e outubro. É uma espécie monoica, o que significa que as flores masculinas e femininas crescem separadamente, mas na mesma árvore. As flores fêmeas são agrupadas em pequenas esferas azul-esverdeadas de 1 cm; as masculinas produzem uma grande quantidade de pólen, podendo provocar alergias. São polinizadas pelo vento. Preferem solos bem drenados, mas toleram solos argilosos mais compactados. Tolerante à seca, à exposição marítima, ventos fortes e poluição atmosférica, desenvolve-se em bosques de meia-sombra ou em pleno sol.

Produz uma madeira de muito boa qualidade, bonita, sólida, fácil de trabalhar, sendo utilizada, entre outros, para a construção de barcos, vedações ou pisos de habitações.

Os seus ramos são também usados na confeção de vassouras.

A resina é utilizada pela indústria farmacêutica devido às suas propriedades diuréticas e ansiolíticas. A infusão das folhas frescas e tenras atua sobre as vias respiratórias. Apresenta ainda propriedades antibacterianas e antifúngicas, podendo interferir na ação de alguns diuréticos sintéticos e na condução devido ao seu poder ansiolítico. A sua resina é um bom diurético.

Bastante comum em jardins públicos e privados pelo seu porte ereto e pela sua grande resistência a vários tipos de clima e de solos. Algumas subespécies de porte rasteiro são também utilizadas como cobertura de solo.

Video

Video Rota Botânica

Município de Castanheira de Pera

Falso-Cipreste