Rota Botânica

Município de Castanheira de Pera

Tília

Tilia cordata Miller

Existem algumas espécies do género tília como por exemplo tilia x vulgaris, tilia cordata, tilia plathyphylos, tilia x europaea (híbrido entre T. cordata e T. platyphylos). A tília é nativa da Europa, onde se contam mais de 30 espécies; cresce em quase todo o continente Europeu, exceto no norte e oeste da Sibéria e no Cáucaso. Em Portugal, cultiva-se a T. x vulgaris e a T. tomentosa, de nome comum tília tomentosa.

Árvore de folha caduca, pode atingir 30 m de altura; a copa de uma tília adulta pode atingir cerca de 50 m de perímetro e o seu tronco 1,30 m de diâmetro. As folhas são pequenas (3-10 cm), com margem dentada, desprovida de pelos, exceto nas axilas das nervuras da página inferior, onde estes surgem em pequenos tufos avermelhados; os frutos são arredondados com cerca de 8 mm. Estas árvores apresentam casca cinzenta, macia, finamente estalada. Os galhos finos apresentam botões com duas escamas; as flores são amareladas, em forma de coração e apresentam um suave e agradável aroma.

As flores são muito apreciadas pelas abelhas e as inflorescências inteiras são utilizadas para fins medicinais. A infusão bem quente de chá de tília constitui um excelente sudorífico (que estimula a sudação), muito recomendado em estados febris, gripes e catarros, especialmente em crianças devido à sua ação levemente calmante. É um bom calmante do sistema nervoso e muito utilizado em crianças hiperativas. É sedativa, ansiolítica e antiespasmódica. Uma decocção feita a partir da casca (depois de extraída a parte exterior) pode ser utilizada em casos de problemas de fígado e vesícula e também no combate à celulite.

A utilização do chá (infusão) de tília foi aprovada pela Comissão Europeia para combater gripes, tosse e bronquites.

As folhas tenras podem ser usadas na culinária como legumes, cozinhadas ou cruas. Os seus pequenos frutos redondos podem colocar-se em vinagre e consumirem-se como picle.

A madeira é usada na construção de teclas de pianos.

Existem crenças no folclore dos países nórdicos acerca desta espécie; alguns dizem que é sob a sua copa que aparecem as fadas nas noites quentes de verão (o mesmo se diz sobre o sabugueiro; ao que consta seriam as duas grandes favoritas destes seres etéreos do imaginário). Na Irlanda dizem que aquele que adormecer debaixo de uma tília será transportado para a terra das fadas (fairyland).

Video

Video Rota Botânica

Município de Castanheira de Pera

Tília